terça-feira, 6 de maio de 2008

Novo exame pode diagnosticar dengue

Um novo tipo de exame, capaz de diagnosticar a dengue em poucos minutos, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. Essa rapidez é fundamental para salvar vidas. As pesquisas começaram há dois anos no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.
O material usado é uma nano partícula fluorescente, um líquido que adicionado a uma amostra do DNA extraído do sangue do paciente vai apontar a existência ou não do vírus. A grande vantagem desse teste é a rapidez no diagnóstico. Enquanto os testes tradicionais levam alguns dias para saber se o paciente está ou não com dengue, com ele o resultado sai em três minutos.
O teste pode servir não só para a dengue, mas também para identificar o DNA de qualquer vírus ou bactéria. O teste pode custar em torno de cinquenta centavos. O investimento maior seria na compra de um microscópio apropriado. O exame precisa da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sem dúvida diagnosticar a dengue de forma mais rápida pode significar um grande avanço no combate à doença. Assim pode-se evitar muitas mortes por dengue hemorrágica.

2 comentários:

Paramirim News disse...

AInda bem. Me pergunto como um país que se diz ponto pronto para od esenvolvimento ainda deixa seu povo morrer por uma doença de paises sub, sub, sub desenvolvidas. É uma vergonha. pra conseguirmos o grau de desenvolvimento sustentavel temso muito que fazer a começar pela estrutura social do país.

Daiane Paz disse...

Ai, tomara q essa história de dengue passe logo. Agora durmo e acordo ouvindo falar de dengue
afffffffffffff
rrsrs

 
;