quarta-feira, 14 de maio de 2008

Noticias do dia:

Hoje rodoviários fizeram passeata

Os rodoviários fizeram nesta terça-feira (14), uma passeata, no Aquidabã. Eles seguiram para a Avenida Joana Angélica, sentido Piedade. A classe reivindica um reajuste salarial de 12,34% e os empresários urbanos ainda não assinalaram nenhuma proposta. Já os intermunicipais propuseram um reajuste de 4%. Quanto a greve, eles disseram que só vai ocorrer caso até o dia 21 não tenham fechado negociação.

Protesto de professores e alunos da Uneb
Professores e alunos da Uneb formaram um grupo de cerca de 40 pessoas e protestaram hoje, no salão da recepção da reitoria da unidade de ensino, no bairro do Cabula. Eles exigem do reitor Lourisvaldo Valentin da Silva, a exoneração de 21 gestores da universidade, ligados às três fundações privadas que estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os manifestantes querem explicações sobre o destino dado a cerca de R$71 milhões, recebidos pelas fundações entre 2003 e 2007.

Barracos construídos na Lagoa do Abaeté podem ser derrubados

Cerca de cinqüenta e seis famílias estão construindo barracos numa reserva ambiental, na Lagoa do Abaeté, em Itapuã. A Polícia de Proteção Ambiental (COPA) foi acionada e, ao chegar ao local para verificar a denúncia, perceberam a presença de algumas pessoas armadas e pediram reforço. Agora a polícia aguarda que as pessoas saiam do local por livre e espontânea vontade. Caso isso não aconteça, tirarão os invasores a força. Como a área é uma APA - Área de Proteção Ambiental, não é necessário autorização da justiça para a derrubada.

Protesto no subúrbio devido a falta de atendimento médico

População interdita rua para reclamar da precariedade da assistência médica.
A falta de médicos nos postos de saúde tem preocupado a população dos bairros do subúrbio. Diante da ineficiência no atendimento dos postos, as comunidades precisam se deslocar para outros bairros em busca de atendimento em hospitais. Com o aumento da proliferação do mosquito da dengue, a situação ficou ainda mais crítica. Indignados com o descaso dos governos municipal e estadual, um grupo liderado por representantes comunitários e estudantes interditaram as ruas de Mirante de Periperi, na manhã de ontem, para mobilizar e conscientizar os moradores, exigindo providência da administração pública.

UCSAL pode perder status de universidade

Por ser a única Universidade da Bahia a descumprir a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, de 1996, a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) pode ser rebaixada para Centro Universitário. A Lei determina que as universidades devem ter pelo menos um terço de professores do quadro em regime de dedicação integral. De acordo com o Censo da Educação Superior mais recente, 2006, na UcSal, dos 1.007 professores contratados, apenas 66 se enquadram na exigência, 269 a menos do que determina a lei.

2 comentários:

Aline Sobrinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uneb do Subúrbio disse...

Vamos todos reforçar a luta em defesa da UNEB do Subúrbio. Essa luta é sua, é nossa, é do povo Suburbano. Temos que mobilizar os(as) estudantes, os pais, as mães, os(as) trabalhadores(as), as igrejas, os terreiros, as associações, os(as) comerciantes.
A construção de uma universidade pública trará benefícios a todos e a todas as pessoas, os(as) estudantes que estão concluindo ensino médio poderão ter maiores condição de acesso e permanência na universidade, os pais e mães poderão participar da vida universitária, a interação por projetos de extensão beneficiará os(as) trabalhadores(as) e o comércio local.
Mas a hora é de lutar para ver tudo isso ser concretizado, é preciso uma ampla mobilização, vamos precisar de todo mundo, chame seu colega, seu vizinho(a), amigo(a), parente,convença-o da importância da luta e da participação.
Nossa próxima reunião será dia 9/06/2009 na Associação dos Moradores de Plataforma (AMPLA), s/nº, Praça São Brás – Plataforma 40710-530 / Salvador / BA (71) 3398-2883, às 19h – tire essa noite para construir a UNEB que queremos, participe!

 
;