domingo, 18 de abril de 2010

Coisas de jornalista...

Existem algumas coisas que somente os jornalistas fazem e entendem. Quando acontece algum acidente, prisão, morte, desabamento, entre tantas outras coisas que geralmente tendem a afastar a população, os jornalistas ‘chegam junto’. Isso deve-se a visão peculiar e interessante que estes profissionais tem ao se deparar com estas situações. A constante busca pela informação por parte destes guerreiros independe de sua carga horária de trabalho, afinal todo jornalista vive em plantão 24 horas.

Quando as fortes chuvas causam transtornos em uma cidade, como alagamento de rodovias e desabamentos, a primeira atitude que a maioria das pessoas tomam é se afastar do perigo. No entanto os jornalistas tomam o rumo contrário, vão até os pontos onde a chuva mais castigou a fim de registrar e informar a população.

Outro exemplo clássico é quando algum amigo nós informa de um acidente de trânsito. As perguntas já saem naturalmente de nossas bocas: Onde foi? Quando? Quantas pessoas envolvidas? Alguém morreu? Fez fotos? Pegou o modelo e as placas dos veículos envolvidos? Esses são somente algumas dos questionamentos feitos. O próximo passo é ligar para a Policia Rodoviária e em seguida fazer uma nota, colocá-la no jornal (caso de veículo on-line), para que as pessoas evitem a via, e então ir ao local do ocorrido. Mas uma vez tomando o rumo contrário do ideal.

Mas são exatamente estas peculiaridades é que nos faz jornalistas. O constante querer saber de tudo, informar, falar, escrever, emitir opinião e estar nos lugares quando as coisas acontecem.

5 comentários:

Anônimo disse...

A melhor profissão do mundo!!!

Henrique Oliveira disse...

Faço minhas as palavras da Lary. Esse efemerismo do jornalismo que nos encanta, é combustível para nossas turbinas. Amo muito o que faço e poder compartilhar isso com meus amigos é o que há de bom.

Claudia Magnólia disse...

A melhor profissão do mundo!!!²

Marques disse...

Pois é amiga é um dilema a nossa profissão. Muitos não entendem como gostamos de estar nos lugares mais incomuns do mundo. Mas fazer o que? Agente aprende a lidar com isso.

Rudsson Santos. ( Rude) disse...

Verdade ... ainda tem uma questão:
Tem o contato desta pessoa?


"Ser jornalista é melhor que trabalhar"

 
;