quarta-feira, 28 de abril de 2010

Super-heróis

Minha Mãe (Analice), meu pai (Valmir) e minha avó (Valdelice), integram a Liga de super-heróis que mais admiro. Podem até não ser os heróis mais famosos, mas são os que possuem algumas das características que mais admiro: Referência. Conhecimento. Bem querer. Exemplo. Força. Amor. Dedicação. Características que 'invejo', ou melhor, tento seguir o exemplo, apesar de saber que estas três pessoas que tanto amo, são únicas.

A única coisa que os diferenciam dos super-heróis dos quadrinhos é que um dia sei que eles vão partir. E é exatamente esta diferença que em algum momento de minha vida sentirei muita falta. Eles dizem que a ordem natural da vida é que os genitores morram antes de suas crias, porque a dor é mais fácil de aceitar, já que existe uma maior conformidade devido a idade, que implica em problemas de saúde.

Quando criança, sentada no ombro do meu pai, ou sentada em sua barriga quando ele estava deitado no sofá, lembro que o olhava e me sentia a pessoa mais segura do mundo. "Meu pai é forte, ele me defende de tudo. Me ensinou a nadar, a andar de bicicleta e sempre me encorajou a enfrentar os meus medos". Hoje, continuo me sentindo muito segura quando estou ao seu lado, mas tenho outra visão. "Ele pode não ser o homem mais forte, bonito ou inteligente, mas sei que estará ao meu lado sempre que precisar. Por isso, minha admiração só aumentou, porque agora sei do que ele é capaz para me fazer feliz".

Quanto a minha mãe e minha avó materna, me faltam as palavras. Amor. Paciência. Conselhos. Carinho. Duas mulheres que são um exemplo pra mim. Vovó desde criança trabalhou em casa de família, esforçou-se para estudar, conseguiu frequentar a escola apenas até a 3ª série. Eu, com o nível superior completo sei que ainda não tenho 1/3 de sua sabedoria. Valdelice teve treze filhos, que lhes deram mais de quinze netos, e estes por sua vez já deram dois bisnetos.

Sei que os meus super-heróis não são os mais admirados pelas outras pessoas, mas não é isso que espero, porque cada um tem os seus, e acho que deveríamos sempre que possível homenageá-los. Para isso, não é preciso fazer grandes festas ou dar um presente caro, às vezes somente um 'Eu te amo' pode fazer muita diferença.

4 comentários:

MM disse...

muito bacana o projeto vsual e o blog em si!

Henrique Oliveira disse...

Somos dois amiga! Meus pais também são meus super-heróis prediletos! São eles os responsáveis de ser quem sou, daí minha eterna gratidão. Os amo muito! Ótimo texto!

Claudia Magnólia disse...

Ah...sou suspeita a comentar nesse texto pq eu sou muito fã de Dona Ana (apesar de ela ter devorado o abacaxi da minha vida!!!!)

Como é bom ter nossos familiares como heróis, heróis de carne e osso que acima de tudo nos amam e querem realmente o nosso bem! Somos privilegiados!

Beijos, Mi

Anônimo disse...

Os pais
Heróis de carne e osso
Pessoas que só querem o nosso bem
Que mesmo que errem , estavam tentando acertar
Eu não consigo me imaginar longe dos meus pais heróis, da risada, das loucuras, das brigas...

 
;