segunda-feira, 7 de abril de 2008

Chuva traz preocupação para os moradores das “áreas de risco”


As ocupações irregulares das encostas da cidade traduzem-se num dos maiores problemas enfrentados pela administração municipal, tanto pela dificuldade em fiscalizar a formação desses assentamentos (através do controle da ocupação do solo urbano), como na diminuição das situações de risco, vindo da ausência de infra-estrutura, construções executadas sem critérios técnicos. Fatores que são potencializados pelas chuvas de março a julho.
A população dessas áreas, denominadas "áreas de risco" é a clientela maior da Defesa Civil, que desde 1999 vem promovendo ações de caráter preventivo junto aos seus moradores e levantando dados para o planejamento de suas ações.
Senhora Valdelice Silva, 56 anos, moradora do bairro Alto da Terezinha informa que “ A Codesal já veio aqui e disse que onde eu moro tem risco do barranco cair, mas eu não tenho pra onde ir” , outras famílias enfrentam o mesmo problema.
Desde o inicio do ano até 31/ 03 foram registrados pela Defesa Civil 1684 solicitações e ocorrências, entre as chamadas foram registrados 173 alagamentos, 360 deslizamentos de terra, 72 desabamentos de imóveis e 92 orientações técnica. Até o momento, não há confirmação de nenhum caso grave na área do Subúrbio. Os bairros com mais ocorrências são: 30 em Plataforma, 31 no Alto da Terezinha e 30 em Periperi.
“Quando chega este tempo de chuva agente aqui nem dorme direito, com medo da casa cair ou do barro encher a minha casa” diz o Senhor Antonio Bonfim morador do bairro de Itacaranha.
Segundo a Defesa Civil de Salvador / Codesal a encosta do Lobato é considerada uma das áreas de maior risco de deslizamentos de terra de Salvador, porque o terreno é fofo e o subsolo tem uma falha geológica. O local, condenado como área de moradia pela prefeitura, já foi palco de grandes tragédias, mesmo assim, milhares de pessoas sem opção, constroem seus barracos na área.
“Quando acontece algum acidente com os moradores do bairro a Associação dá total apoio. A principio providenciamos abrigo e alimentação, e depois uma ajuda para reconstrução da moradia”, Samuel Silva presidente da Associação de Moradores de Santa Luzia do Lobato.
Operação Chuva 2008 e a Defesa Civil estão de plantão durante todos os dias e para atender a emergências relacionadas com as chuvas previstas para este período. Para solicitar atendimento deve ligar para o telefone 199, a ligação é gratuita e pode ser feita de telefones públicos sem uso de cartão. É preciso ter em mãos o endereço correto, com ponto de referência do local onde acontece o problema.

Nenhum comentário:

 
;