terça-feira, 11 de março de 2008

O outro lado do telemarketing


Todas as pessoas em geral são clientes de empresas que utilizam o tele marketing para atendimento, seja para fornecer informações ou solução de problemas entre outras. E em sua maioria estes clientes tem reclamações constantes sobre o atendimento recebido, com a demora de atendimento ou a falta de solução. Mas a discussão que quero levantar nesta matéria é o lado dos trabalhadores de contact center.
"Ficar sentado na frente do computador com ar-condicionado, este trabalho é muito bom!" Esta é a imagem que boa parte das pessoas tem sobre quem exerce esta função. Mas todo trabalho tem sua parcela de stress.
Os tele-operadores são monitorados a todo tempo, seja por supervisor,monitoria de qualidade ou a empresa que contrata o serviço. A jornada de trabalho deste profissional é de 6horas, com uma pausa lanche de 20 minutos e uma pausa banheiro de 10 minutos que são tiradas em horários pré-estipulados. Devido a isto acontece algumas vezes do funcionário ter vontade de ir ao banheiro, mas não poder pois tem que esperar a hora de sua pausa ou então já tirou a pausa portanto não pode mais sair.
Os clientes observam que os atendentes muitas vezes parecem máquinas ao falarem, isso por que falam uma informação muitas vezes que já sai tudo no automático. Dependo do call center em que trabalhe atende uma ligação após a outra sem descanso, ouve reclamações de clientes e é orientado a não absorver o nervosismo. Por mais que isso seja evitado por este profissionais isso acaba acontecendo até por são seres humanos e estão sujeitos a emoções.
As exigências são muitas, sorriso na voz, pró- atividade, paciência e tempo médio de atendimento - TMA - baixo. No Nordeste é encontrada mão de obra mais barata devido a isso existe a concentração de empresas de call center por aqui. A remuneração em média é uma salário mínimo. E fica a questão: Os tele-operadores tem a assistência correta das empresas para que possa trabalhar com satisfação?


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