sábado, 22 de agosto de 2009

Integração da sociedade civil, autoridades políticas e policiais é o objetivo do Território de Paz

O projeto Território de Paz, mais uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania [Pronasci], reuniu na manhã desta sexta-feira [21], na Escola Cosme de Farias, no bairro do Phoc II, a sociedade civil, o poder público e a polícia, com o objetivo de promover a segurança pública com cidadania no município.

De acordo com a coordenadora Municipal do Pronasci, Selmaria Matos, o Território de Paz já começa a dar os seus primeiros passos no município. “Trabalharemos a criança e a família, como ferramentas fundamentais no combate a violência e às drogas em nosso município. Através desta ação, realizaremos reuniões todas as sextas-feiras, buscando sempre levar pessoas para falar sobre a segurança pública”, disse.

Neste primeiro encontro o palestrante foi o comandante da Compainha Independente de Policiamento Especializado [Cipe-PI], Major Píton. “As ações do Pronasci são fundamentais a médio e longo prazo. Pois, visa o desenvolvimento da cultura de paz e conclama a sociedade a discutir as questões de segurança pública dos bairros”, declarou.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social [Sedes], Jailce Andrade, ressaltou o principal objetivo das reuniões do Território de Paz: “Vamos buscar conscientizar a população da importância em cultivar a cultura de paz. Para isso, estamos promovendo a integração entre poder público, polícia e sociedade civil. Visando desenvolver atividades de capacitação para a população, criando oportunidades”. A sub-secretária Municipal de Educação, Maria da Graça, afirmou que todas as iniciativas que visam combater a violência são muito boas. “A Secretaria de Educação também apóia as ações do Pronasci, porque a violência também é combatida através de orientação e capacitação, fazendo um trabalho de base com toda a população”, afirmou.

Representando a sociedade civil estava o secretário geral da Associação de Moradores do Phoc I, Márcio Araújo, que disse que torce para que as ações do Pronasci durem por muito tempo e beneficiem várias pessoas. “Este programa veio com o objetivo de evoluir as perspectivas de vida e segurança da população. Oferece grandes benefícios de capacitação e por isso espero que permaneça por um longo tempo”.

A coordenadora Municipal do Pronasci informou também que outra reunião do Território de Paz será realizada na próxima sexta-feira [28], na quadra do Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), no bairro do Phoc. “O horário ainda será definido, assim como o palestrante. Estamos aguardando a confirmação do delegado Titular, Clayton Leão, e da delegada Titular da Deam, Thais do Rosário. Toda a sociedade está convidada a participar dos encontros”, concluiu.

Nenhum comentário:

 
;