quarta-feira, 6 de maio de 2009

Imagem não é tudo – Susan Boyle dá exemplo

Mais uma vez a “máxima” de que imagem é tudo foi quebrada através de um episódio ocorrido no Britain's Got Talent, um programa de tevê que é exibido nos Estados Unidos, que busca novos talentos do mundo da música. Temos aqui no Brasil uma “cópia” deste tipo de programa, Ídolos, exibido na Rede Record.

Aos que conhecem o programa Ídolos já sabem do que estou falando, mas vou aqui fazer uma breve explicação de qual a vertente e objetivo do programa aos que desconhecem. Três jurados tidos como “carrascos” ou exigentes do mundo musical, avaliam cantores que vão em busca de seus sonhos. Os jurados são sempre muito críticos, sarcásticos e irônicos com os candidatos, entretanto algumas vezes pecam no comportamento, ao subestimar a capacidade dos candidatos.

Susan Boyle, uma senhora de 47 anos, residente no vilarejo de West Lothian, foi uma das candidatas a se apresentar no programa nos EUA que teve o seu talento subestimado por todos os jurados, assim como pela platéia. Ao subir no palco a candidata recebeu imediatamente um olhar de reprovação de todos e um dos jurados ainda fez um comentário que hoje ele deve achar que foi um dos mais infelizes de sua vida. “Se você não conseguiu realizar o seu sonho em 47 anos de vida porque acha que vai conseguir agora”, ironizou um dos jurados.

Após o comentário Susan o respondeu de forma gentil afirmando que ainda não havia conseguido realizar o seu sonho por não ter tido oportunidade, mas que mostraria o seu talento. Todos em coro riram de Susan, mas os risos só duraram até Susan abrir a sua boca e começar a cantar. Todos continuaram de boca aberta, mas agora com um outro sentindo, estavam admirados com a voz de Susan e muitos se indagavam: Como essa mulher ficou tanto tempo escondida? Após o “susto” todos a aplaudiram de pé e muitos se tornaram fãs.

Os jurados afirmaram estar “SURPRESOS”, mas PORQUE A SURPRESA? Será que uma mulher de 48 anos, que não tem lá uma aparência física que corresponda aos padrões de beleza instituídos pela “sociedade”, não pode ter uma bela voz que sem dúvida encanta o mundo? Estranho mesmo é saber que pessoas que se dizem “profissionais” e cheias de suas qualificações ainda se prendam a detalhes mesquinhos de aparência ao invés de tratar a todos com igualdade e oferecer as mesmas oportunidades.

Agora Susan é mundialmente conhecida, o vídeo em que ela canta está entre os mais vistos no mundo. A senhora tímida agora é um exemplo de que ninguém deve desistir de seus sonhos e de que as pessoas devem perder o grave defeito de julgar algo ou alguém somente pela embalagem (leia-se aparência).

Um comentário:

Paulinho Apolonio disse...

Quem diria que essa mulher tem um vozerão.
Com certeza imagem não é tudo.
Abraços

 
;