segunda-feira, 16 de junho de 2008

Brilho e Cor para o Subúrbio


Re-Inaugurado em 2006 pela Fundação Cultural do Estado da Bahia/Secretaria de Cultura, o Centro Cultural Plataforma é um espaço voltado à comunidade do Subúrbio Ferroviário. Localizado na Praça São Brás, no bairro de Plataforma, o Centro possui 200 lugares na platéia, equipamentos de iluminação cênica, vídeo e som que oferecem condições necessárias para a apresentação de espetáculos de pequeno e médio porte.
A comunidade, através de lideranças culturais e populares, iniciou uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas, para recuperar o espaço. Foram mais de 30 anos até este momento, no qual a Fundação Cultural se articula com a comunidade para iniciar o seu pleno funcionamento.
O Cine-teatro Centro Cultural Plataforma ou "O Cine", como é conhecido pelos moradores mais antigos, é um equipamento cultural pertencente ao Governo do Estado da Bahia. Este espaço foi construído entre as décadas de 30 e 40, até a década de 70 era mantido pelo Círculo Operário da Bahia, entidade que era ligado à Igreja Católica, quando foi comprado pelo Governo do Estado.
A partir de 1985 o local caiu em decadência e na década de 90 fechou definitivamente suas portas.
No primeiro semestre de 2007, foi criado o Fórum de arte e Cultura do Subúrbio, que contribuiu para a reabertura do Cine-teatro junto à ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), após várias intervenções e questionamentos de como seria utilizado o espaço, quando seria o reinício das atividades e de que forma funcionaria a proposta de gestão participativa.
A atual gestão se dá numa comunhão Sociedade Civil organizada e Estado; é feita em parceria entre a FUNCEB e os grupos culturais do Subúrbio ferroviário de Salvador.
Neste tempo de retorno às atividades, o espaço vem se consolidando como pólo de incentivo ao desenvolvimento cultural na região, abrigando atividades artísticas, educativas e de lazer realizadas por grupos, produtores e artistas da comunidade, bem como ações promovidas através de projetos da FUNCEB.

3 comentários:

Carlos Baqueiro disse...

Olá...

Vim aqui prá mais uma visitinha... continua muito legal o visual do "Aspiras...". Legal também as informações encontradas no blog (gostei da re-inauguração do Cine Plataforma... infelizmente não pode acontecer mais a mesma coisa com o Cine Roma, antigo ponto de encontro do rock soteropolitano).
Só uma pequena crítica: queria ver mais interpretação e opiniões... prá enriquecer as matérias...
um abraço,
carlos baqueiro

César Marques disse...

Olá Aami,

gostamos muito do seu trabalho e dos seus textos, por isso te convidamos a colaborar com o nosso site. www.bahiapress.com.br
Caso tenha interesse pode mandar um mail para:cesar@bahiapress.com.br
ou então ligar para
8805-8433

Anônimo disse...

Fico muito feliz com a matéria sobre o Centro Cultural de Plataforma, porque foi objeto de minha batalha pessoal quando fui Diretor da DIMAC-Fundação Cultural do Estado. O espaço era subordinado a mim e ver aquelas ruínas era algo que transtornava, ainda mais com a enorme carência de espaços culturais na cidade e a inexistência desse tipo de bem público no subúrbio, pena que só ficou pronto no final da gestão, mas o fundamental é que, se não podemos contribuir para o modelo de uso, entregamos a comunidade um equipamento que lhe é de direito e que o governo lhe devia há quase 2 décadas.
Valeu !!!
Sérgio Sobreira

 
;