segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fones

O avanço da tecnologia acabou criando um hábito inusitado e incomodo nos ônibus. Munidos de aparelhos telefônicos potentes, algumas pessoas decidiram abolir o uso dos fones de ouvido e ‘compartilhar’ o seu gosto musical com todos os presentes no ambiente. 

Atualmente, em muitas viagens, mais difícil que encontrar um assento vazio é andar em silêncio nos ônibus que circulam na capital baiana e Região Metropolitana.

A popularização dos aparelhos modernos, com altos volumes, tem tirado a paz de muitos passageiros, inclusive a minha. Na última sexta-feira (27/09), a caminho de Salvador, no ônibus da empresa VSA, estava lendo um livro quando um homem sentou ao meu lado ouvindo um repertório eclético, que tocava do funk a músicas internacionais, que me desconcentrou e causou uma forte dor de cabeça.

Falta respeito ao próximo. Usar fones de ouvido para escutar uma música de seu gosto é imprescindível, pois nem todos apreciam o mesmo estilo musical. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso de fone de ouvido para evitar transtornos e incômodos nos ambientes públicos a Prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha publicitária educativa.

Foram fixados cartazes, como o que ilustra este texto, em meios de transporte e diversos locais públicos. Apesar da campanha sabemos que somente o bom senso de cada cidadão o fará compreender e colocar em prática a sugestão.

2 comentários:

Henrique Oliveira disse...

É uma falta de respeito mesmo. A idéia é ótima e deveria ser copiada por todas as cidades brasileiras. #Abaixo o mp3 sem fone!!!

Claudia Magnólia disse...

ô Mi, nem fale. E isso não acontece só os ônibus não, em filas - de qualquer espécie - tem sempre um mal educado para tirar a gente do sério com isso. E o repertório é sempre de péssima qualidade...rs

beijos

 
;